Depressão
 

Muitas pessoas confundem depressão com uma tristeza profunda , e não dão o devido valor a essa patologia que hoje vem se tornando uma das mais freqüentes em nosso meio , subdiagnosticada pelos médicos e desvalorizada pela população em geral , onde então começam a dizer que é fita, "frescura", falta de força de vontade, e começam a dar palpites para a pessoa "se ajudar" "se animar" "reagir" e etc.,sem perceber que na verdade a pessoa está doente e precisa de tratamento. A depressão não é sinal de fraqueza de caráter e nem passa somente com "pensamento positivo".

O que depressão :

De uma maneira simples, seu cérebro é formado por inúmeras células que se comunicam entre si através de substâncias químicas chamadas neurotransmissores e por algum motivo eles não estão "circulando" como deveriam. Por isso você se sente sem energia , com a concentração e a memória fracas, "devagar".

Sintomas:

Os mais comuns são tristeza, desânimo, insônia, apatia, falta de alegria, de apetite, de desejo sexual, falta de vontade ate mesmo de fazer coisas simples como tomar banho, assistir televisão ou ler um jornal e de fazer coisas que antes eram rotineiras e prazerosas como estar pessoas com as quais gostava de conviver. Ou seja, basicamente uma diminuição geral do nível de energia da pessoa.

Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis. Coisas que antes eram agradáveis se tornam sem graça.

Algumas vezes aparecem ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico. Alguns casos se caracterizam por dores vagas e difusas pelo corpo ou na cabeça, com vários exames laboratoriais normais. O intestino pode ficar preso, a boca amarga, a pele envelhecida, os cabelos e as unhas fracos e sem brilho.

.Outras pessoas apresentam idéias fixas , como achar a situação financeira ruim e sem perspectiva , se sente culpado por coisas que fez e que não fez , o passado volta carregado de auto-recriminações, de arrependimentos, de coisas erradas que fora da depressão a pessoa nem se lembraria que existiram.

Alguns fatores propiciam o aparecimento da Depressão:

Predisposição genética. ,Depressões anteriores.. ,Personalidade perfeccionista, detalhista. ,Distúrbio Obsessivo Compulsivo. ,Situações difíceis, desgastantes, frustrantes, traumática. ,Perda de pessoa querida, de dinheiro, de posição profissional ou social, aposentadoria,Gravidez, Parto e Menopausa.,drogas, álcool, dores e doenças cronicas

Tratamento :

Antidepressivos: São remédios que corrigem o metabolismo dos Neurotransmissores.( Eles não são calmantes e nem estimulantes, não criam dependência física e nem psíquica). Quase todos os Antidepressivos precisam de 3 a 6 semanas para fazer efeito. Não devendo interromper o tratamento por não sentir melhora nos primeiros dias

Psicoterapia.: Pode ser útil, pois a depressão afeta a pessoa como e não se restringe apenas ao seu aspecto físico. Traços de personalidade assim como problemas atuais ou passados podem ter algo a ver com a depressão.

A pessoa com Depressão geralmente está completamente indecisa com relação a tudo. Alguém tem que tomar decisões inclusive para iniciar o tratamento.

Decisões importantes com relação a problemas atuais de sua vida devem ser tomadas depois da Depressão ter melhorado. No momento todos os seus pontos de vista estão pessimistas e você está arriscado a tomar decisões que não tomaria se não estivesse deprimido.

Concluindo:

A Depressão é uma doença que incomoda muito a vida do paciente e de sua família. Por outro lado, costuma ser fácil de tratar. Assim como na depressão a pessoa não consegue se imaginar bem, quando ela passa a pessoa não consegue imaginar como era possível estar tão mal tão pouco tempo atrás.