Do 1 ao 3 mês
- para de chorar quando alguém a acolhe;
- comunica suas necessidades através do choro;
- segue objetos com os olhos;
- brinca com as mãos;
- sacode o chocalho involuntariamente;
- sorri em resposta a outro sorriso;
- seu campo visual dificilmente ultrapassa 30 a 40 cm
(como a distância do seio materno até o
olhar da mãe).
Do 4 ao 6 mês
- aproxima-se dos objetos apalpando-os;
- ri, têm permanência do objeto (esconde-cadê?-achou!!!);
- rola;
- começa a orientar-se no epaço;
- balbucia;
- pode iniciar com alimentos pastosos, sólidos
e líquidos que não mais somente o leite
materno.
Do 7 ao 9 mês
- joga os objetos e os procura caídos no chão;
- simboliza quem gosta ou quer e quem não gosta
ou não quer através do choro ou sorriso;
- emite sons e começa a demonstrar compreensão
das palavras;
- senta sem apoio e têm início do engatinhar;
- pode emitir sílabas.
Do 10 ao 12 mês
- come de tudo, palavras com mais de uma sílaba
podem ser ouvidas;
- se puxa para ficar de pé nos móveis,
troca passos na lateral e pode arriscar se soltar para
ir de uma pessoa a outra.
Desenvolvimento emocional do a ao 12 mês.
Existem vários autores que dissertam sobre
este assunto porém vou dar especial atenção
a Piaget e Wallon nos quais me baseei para escrever
este artigo.
Wallon
Afirma que é ä partir do ato que o homem
estrutura o seu pensamento. Valoriza a emoção
e trás ela como responsável pelo desenvolvimento
social e motor da criança.
Fase Impulsiva – recém nascido –
dependência total da relação com
o meio, seus movimentos são desencadeados pelas
sensações de prazer e desprazer.
Fase tônico-emocional – 6 aos 12 meses –
o movimento já esboça um significado,
têm uma ligação forte com a mãe
ou com a figura mais próxima, a emoção
desencadeia a função, se orienta para
o mundo externo, surge o andar e com ele a descoberta
de que é capaz de se locomover para onde quer,
sabe agora a diferencia dele e do outro.
Piaget
Dá muita importância para o movimento na
formação da inteligência. A inteligência,
por sua vez, é o que permite a qualquer organismo
lidar efetivamente com o seu meio ambiente. O movimento
é que faz a relação funcional entre
corpo e mente. Divide o desenvolvimento emfases onde
cada uma é uma conseqüência da anterior
e uma preparação para a fase seguinte.
Fase sensório-motora – vai dos 0 aos
24 meses – sua inteligência nesta fase é
construída através de experiências
sensoriais (o toque , o diálogo, o brincar, o
banho, a troca das fraldas, a amamentação
ou a mamadeira, etc) e delas irá estabelecer
sua ligação com o meio-ambiente. No início
não diferencia o seu corpo do corpo do outro,
mas aos poucos vai tendo calma e tranqüilamente
esta noção que lhe é passada através
dos familiares e amigos. Percebe que se o objeto sai
do seu campo de visão ele o irá encontrar
de acordo com a curiosidade despertada pelo mesmo e
daí terá a noção da causa
e efeito.Ao final desta fase a criança será
capaz de simbolizar suas experiências através
das brincadeiras, chamamos a isso de “jogo simbólico”,
ou seja, a menina que irá brincar de dar comidinha
para a boneca ou o menino que se arruma para ir trabalhar.
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