A neuropsicologia
 

A neuropsicologia é uma das disciplina das neurociências, estuda as relações entre o cérebro e a conduta. Neuroanatomicamente estuda as estruturas cerebrais (lóbulos, hemisférios, áreas, etc) e as funções cognitivas (linguagem, memória, atenção, percepção).

O estudo se estende também as alterações da conduta , do humor e emocionais que derivam de lesões o disfunções do cérebro.

O estudo da Neuropsicologia se baseia nos esforços científicos de outras áreas das ciências básicas do sistema nervoso central , como da neurofisiologia, da neuroanatomia e a neuroquímica. Por sua vez, integra conhecimentos de especialidades como a neurologia, a psicología e a psiquiatria. A união de todas estas áreas possibilita uma abordagem e conhecimento mais sistêmico do desenvolvimento humano.

A neuropsicologia é uma ciência que propõe novos métodos para investigar a complexa atividade mental.O estabelecimento de um diagnostico mais preciso das lesões cerebrais permite a implementação de tratamentos e reeducação efetivos.Para isso foram desenvolvidos testes específicos que permitem a investigação das diferentes áreas cerebrais, podendo-se delimitar quais funções cerebrais estão afetadas e quais estão preservadas.