DESENVOLVENDO ATITUDES DE UM LÍDER

 

Há uma qualidade que todos os líderes têm em comum, uma visão aberta e emocionante em relação ao futuro, mas focado no presente.

No momento de pensar ou tomar uma decisão, o líder olha para o futuro de forma aberta, tendo um retrato de como os cenários se formarão daqui a um, três e/ou cinco anos.
Os líderes têm a habilidade de comunicar esta visão de tal maneira que outros "compram" e vêem eventualmente a visão como pertencendo a eles aumentando a sinergia entre toda equipe. Uma outra chave para o sucesso do líder é conseguir manter-se tranqüilo nos momentos de turbulência.

Um estudo na escola de negócio de Stanford examinou as qualidades que as companhias procuram para promover gerentes para posições executivas. O estudo concluiu que as duas qualidades mais importantes requeridas para o sucesso eram, primeiro, a habilidade de unir e funcionar como parte de uma equipe, pois todo o trabalho é feito por equipes e o sucesso do líder é o sucesso da equipe e/ou vice-versa.

A segunda qualidade requerida para a promoção é a habilidade de funcionar bem sob pressão, em especial no meio de uma crise (coisa que nos brasileiros fazemos muito bem). Manter-se calmo em uma crise significa praticar a paciência sob circunstâncias difíceis ou decepcionantes.

Aqui vão duas coisas que você pode fazer imediatamente para pôr estas idéias em ação: Primeiramente, projete os próximos três e/ou cinco anos e imagine qual seria a visão futura ideal. O que você pode fazer imediatamente para começar a transformar em sua visão futura, sua realidade atual? Em segundo, entenda que não adiantará perder a tranqüilidade nos momentos difíceis. E que aconteça o que acontecer, você deverá permanecer calmo e tranqüilo focando seus esforços nas soluções e não nos problemas.

Atitudes como essas desenvolverão em você qualidades inerentes aos grandes líderes. Agora é com você!

Um forte abraço,