Mensagem subliminar
 

As possibilidades de sucesso ou fracasso de tratamentos odontológicos, não estão relacionadas somente ao campo racional. Parece obvio que apenas ser um ótimo profissional não qualifica um ótimo tratamento. Por isso, varias pessoas tem dificuldades em explicar o porque de não gostarem do tratamento dentário. Geralmente o espaço físico aonde ocorre o tratamento pode despertar mensagens subliminares ao paciente. Como exemplo, tecle nos botões abaixo e ouça.

Tente agora descrever as sensações que você sentiu.

Como podemos observar, as sensações estão conectadas a uma informação anterior, ou seja, um conhecimento anterior. Estes pensamentos subjetivos são características próprias de cada pessoa. Cada som em particular vai gerar uma sensação diferente em cada pessoa, com vários graus de percepções. Estas percepções podem ser de sedução, alegrias, tristezas, temores, perdas e ganhos.

O simples barulho do motor dentário pode desenfrear diversos pensamentos. Os objetos cortantes e pontiagudos que são introduzidos na cavidade bucal, também geram aos pacientes pensamentos de subjetividades no qual o próprio cérebro transforma em alguma sensação de dor.

Isto pode ser explicado de o porque uma determinada pessoa não demonstra medo de um determinado dentista, mas demonstrá-lo com outro.

Contudo o profissional não tem se preocupado com este outro tipo de dor. A dor subliminar pode ser produzida por percepções. Se conseguirmos encaminhar estas percepções do paciente para percepções positivas ou agradáveis, facilitará nosso tratamento com o mesmo.

Uma boa dica é utilizar-se de um toca-fitas ou um rádio portátil no consultório, para se ouvir musica ou mensagens relaxantes, criando assim, um ambiente favorável para o tratamento. Para mim em particular, não sei dizer se os pacientes perdem o medo do dentista, mas a verdade é que se sentem melhor em relação ao tratamento.

Abaixo vemos uma figura com as representações da dor subliminar, o artista representou as sensações de agressão ao se extrair um dente.