O desenvolvimento motor no primeiro ano de vida

Do 1 ao 3 mês
– para de chorar quando alguém a acolhe;
– comunica suas necessidades através do choro;
– segue objetos com os olhos;
– brinca com as mãos;
– sacode o chocalho involuntariamente;
– sorri em resposta a outro sorriso;
– seu campo visual dificilmente ultrapassa 30 a 40 cm (como a distância do seio materno até o olhar da mãe).

Do 4 ao 6 mês
– aproxima-se dos objetos apalpando-os;
– ri, têm permanência do objeto (esconde-cadê?-achou!!!);
– rola;
– começa a orientar-se no epaço;
– balbucia;
– pode iniciar com alimentos pastosos, sólidos e líquidos que não mais somente o leite materno.

Do 7 ao 9 mês
– joga os objetos e os procura caídos no chão;
– simboliza quem gosta ou quer e quem não gosta ou não quer através do choro ou sorriso;
– emite sons e começa a demonstrar compreensão das palavras;
– senta sem apoio e têm início do engatinhar;
– pode emitir sílabas.

Do 10 ao 12 mês
– come de tudo, palavras com mais de uma sílaba podem ser ouvidas;
– se puxa para ficar de pé nos móveis, troca passos na lateral e pode arriscar se soltar para ir de uma pessoa a outra.

 

Desenvolvimento emocional do a ao 12 mês.

Existem vários autores que dissertam sobre este assunto porém vou dar especial atenção a Piaget e Wallon nos quais me baseei para escrever este artigo.

Wallon
Afirma que é ä partir do ato que o homem estrutura o seu pensamento. Valoriza a emoção e trás ela como responsável pelo desenvolvimento social e motor da criança.

Fase Impulsiva – recém nascido – dependência total da relação com o meio, seus movimentos são desencadeados pelas sensações de prazer e desprazer.
Fase tônico-emocional – 6 aos 12 meses – o movimento já esboça um significado, têm uma ligação forte com a mãe ou com a figura mais próxima, a emoção desencadeia a função, se orienta para o mundo externo, surge o andar e com ele a descoberta de que é capaz de se locomover para onde quer, sabe agora a diferencia dele e do outro.

Piaget
Dá muita importância para o movimento na formação da inteligência. A inteligência, por sua vez, é o que permite a qualquer organismo lidar efetivamente com o seu meio ambiente. O movimento é que faz a relação funcional entre corpo e mente. Divide o desenvolvimento emfases onde cada uma é uma conseqüência da anterior e uma preparação para a fase seguinte.

Fase sensório-motora – vai dos 0 aos 24 meses – sua inteligência nesta fase é construída através de experiências sensoriais (o toque , o diálogo, o brincar, o banho, a troca das fraldas, a amamentação ou a mamadeira, etc) e delas irá estabelecer sua ligação com o meio-ambiente. No início não diferencia o seu corpo do corpo do outro, mas aos poucos vai tendo calma e tranqüilamente esta noção que lhe é passada através dos familiares e amigos. Percebe que se o objeto sai do seu campo de visão ele o irá encontrar de acordo com a curiosidade despertada pelo mesmo e daí terá a noção da causa e efeito.Ao final desta fase a criança será capaz de simbolizar suas experiências através das brincadeiras, chamamos a isso de “jogo simbólico”, ou seja, a menina que irá brincar de dar comidinha para a boneca ou o menino que se arruma para ir trabalhar.

Veja todos os artigos de

Outros artigos

De onde surgiu o Sparol Tape e como funciona?

É uma terapia com fitas adesivas. A terapia começou a ser desenvolvida no Japão há 20 anos, é muito estudada e constantemente melhorada. Seu descobridor observou que o sentido de...

Como obter êxito pessoal e profissional

A maioria das pessoas deseja realização pessoal e profissional. Caminhar na direção da auto-realização nos traz felicidade e entusiasmo, e a jornada se torna prazerosa, os problemas se parecem menores...

Neurocisticercose

A neurocisticercose (NCC) é definida como uma infestação do sistema nervoso central (SNC) pelo estágio larval do verme intestinal Taenia solium. A contaminação ocorre pela ingestão dos ovos deste parasita,...

Demências

As demências se tornaram desde o início deste século um grande problema clínico e de saúde pública. A medida que a expectativa de vida da população aumenta, aumenta-se também sua...

Quando eu devo levar a criança para exame ocular?

Não há idade fixa para ir ao oftalmologista! Recém-nascidos que apresentem fotofobia, olhos vermelhos ou com secreção, pupila branca, lacrimejamento constante, estrabismo ou olhos esbranquiçados devem ser levados de imediato....

Síndrome de Gilles de la Tourette (Síndrome dos tiques)

Os tiques são 4 transtornos geralmente temporários, associados à distúrbios emocionais provenientes de dificuldades na vida familiar, escolar ou no desempenho profissional, em que a auto-estima, freqüentemente, está comprometida (9)....