Afternoon ou Late?

Quando comecei o ensino em língua inglesa, não imaginava o fascínio que essa atitude me traria. Hoje percebo que os muitos anos e livros que estudei nada são, comparados a imensidão de como o nosso cérebro funciona e aprende. Pois isso, busco sempre mais e mais.

Uma das coisas que venho observando no aprendizado do aluno está relacionada com a maneira em como o seu cérebro assimila informação adquirida em aula e o que esse aluno transporta, em forma de comparação, para as outras informações que obtém em seu dia-a-dia.

Uma forma mais prática?! Vamos lá!

Normalmente, e em muitas metodologias aplicadas em língua inglesa, os alunos aprendem “Good Afternoon” como um cumprimento utilizado entre as pessoas, ao se encontrarem no período da tarde.

Quão não é a minha surpresa que depois de algumas lições um aluno precisou escrever algo próprio e o fez em inglês da seguinte maneira: “It is never afternoon to learn.”. Confesso que passei horas para entender o que estava escrito. Pesquisei dicionários para ter certeza da existência ou não do uso daquelas palavras, e entender o seu significado.

E depois de horas e algumas trocas de conversas com outros professores, entendemos o que aquele aluno quis dizer. Ele simplesmente traduziu a palavra afternoon como tarde, já que “Good Afternoon” significa “Boa Tarde”. Então ele quis dizer “Nunca é tarde para aprender.”.

Achei a forma de pensamento inacreditável, mas ao mesmo tempo tive que refletir no como eu poderia ajudar o aluno a “pensar em inglês”. Foi quando eu conversei com ele e expliquei que a palavra afternoon é um substantivo . Enquanto que ele deveria ter usado o late que também tem o significado de tarde mas é um adjetivo /advérbio . No caso do exemplo do aluno ele deveria usar o late porque ele se referiu a período, no caso tarde.

E esse é apenas um exemplo dos milhares que nosso misterioso cérebro pode criar. Viva o nosso cérebro!

¹Segundo Houaiss, é uma palavra que nomeia algo.
²Segundo Houaiss, é uma palavra que atribui qualidade a um substantivo.
³Segundo Houaiss, é uma palavra invariável que modifica o verbo, adjetivo, outro advérbio ou frase.

Veja todos os artigos de

Outros artigos

Insuficiência Arterial Periférica

A insuficiência arterial periférica é o resultado da diminuição do fluxo sangüíneo arterial para os membros podendo manifestar-se através de síndromes isquêmicas agudas ou crônicas. A aterosclerose obliterante é de...

O ser humano e a necessidade de amor

Acreditamos que a necessidade de amor repousa na própria base da existência humana. Tal idéia resulta da profunda interdependência que partilhamos uns com os outros. Não importa quão capacitado e...

Memória

Vou escrever um pouco que sei sobre memória. Noto que este assunto está muito em voga nos dias de hoje, é um acúmulo de necessidade de saúde com uma ansiedade...

A força do carisma pessoal

Naquele dia, meus melhores esforços como aluno de matemática não deram muito certo. Sabia que para acertar a maioria das questões dos exercícios propostos pelo professor, tinha de estudar muito....

Psicanálise e Neurociência

Freud começou sua vida profissional como neurologista. Fez pesquisas neuroanatomicas, e escreveu três monografias sobre paralisia cerebral infantil. No inicio de sua carreira, atendeu pacientes, como neurologista. No tempo de...

Quando eu devo levar a criança para exame ocular?

Não há idade fixa para ir ao oftalmologista! Recém-nascidos que apresentem fotofobia, olhos vermelhos ou com secreção, pupila branca, lacrimejamento constante, estrabismo ou olhos esbranquiçados devem ser levados de imediato....