Afternoon ou Late?

Quando comecei o ensino em língua inglesa, não imaginava o fascínio que essa atitude me traria. Hoje percebo que os muitos anos e livros que estudei nada são, comparados a imensidão de como o nosso cérebro funciona e aprende. Pois isso, busco sempre mais e mais.

Uma das coisas que venho observando no aprendizado do aluno está relacionada com a maneira em como o seu cérebro assimila informação adquirida em aula e o que esse aluno transporta, em forma de comparação, para as outras informações que obtém em seu dia-a-dia.

Uma forma mais prática?! Vamos lá!

Normalmente, e em muitas metodologias aplicadas em língua inglesa, os alunos aprendem “Good Afternoon” como um cumprimento utilizado entre as pessoas, ao se encontrarem no período da tarde.

Quão não é a minha surpresa que depois de algumas lições um aluno precisou escrever algo próprio e o fez em inglês da seguinte maneira: “It is never afternoon to learn.”. Confesso que passei horas para entender o que estava escrito. Pesquisei dicionários para ter certeza da existência ou não do uso daquelas palavras, e entender o seu significado.

E depois de horas e algumas trocas de conversas com outros professores, entendemos o que aquele aluno quis dizer. Ele simplesmente traduziu a palavra afternoon como tarde, já que “Good Afternoon” significa “Boa Tarde”. Então ele quis dizer “Nunca é tarde para aprender.”.

Achei a forma de pensamento inacreditável, mas ao mesmo tempo tive que refletir no como eu poderia ajudar o aluno a “pensar em inglês”. Foi quando eu conversei com ele e expliquei que a palavra afternoon é um substantivo . Enquanto que ele deveria ter usado o late que também tem o significado de tarde mas é um adjetivo /advérbio . No caso do exemplo do aluno ele deveria usar o late porque ele se referiu a período, no caso tarde.

E esse é apenas um exemplo dos milhares que nosso misterioso cérebro pode criar. Viva o nosso cérebro!

¹Segundo Houaiss, é uma palavra que nomeia algo.
²Segundo Houaiss, é uma palavra que atribui qualidade a um substantivo.
³Segundo Houaiss, é uma palavra invariável que modifica o verbo, adjetivo, outro advérbio ou frase.

Veja todos os artigos de

Outros artigos

O desenvolvimento motor no primeiro ano de vida

Do 1 ao 3 mês – para de chorar quando alguém a acolhe; – comunica suas necessidades através do choro; – segue objetos com os olhos; – brinca com as...

Infarto hemisférico maciço pós traumatismo crânio encefálico em lactente: evolução de um caso

Brito, SA; Bortman, A. Unidade de Pediatria do Hospital e Maternidade Leão XIII Objetivo: Relatar a evolução, apresentar documentação de imagem de um caso de trauma de crânio submetido a...

Por que algumas pessoas têm facilidade em falar inglês?

Por que algumas pessoas têm facilidade em falar inglês enquanto que outras, por mais que se esforcem, encontram muitas dificuldades? Essa é uma das muitas perguntas que me fez pensar...

1º passo: exercício de desidentificação do ego

Instruções sugeridas: toda manhã e toda noite, durante 21 dias, você deve repetir essas afirmações três vezes em voz alta, até que penetrem totalmente na sua mente consciente e subconsciente....

Demências

As demências se tornaram desde o início deste século um grande problema clínico e de saúde pública. A medida que a expectativa de vida da população aumenta, aumenta-se também sua...

O que é o Life Quality? (Personal Trainer)

O Life Quality consiste em um tratamento realizado por um Personal Trainer especializado em Qualidade de Vida, que visa alcançar o equilíbrio físico promovendo o Bem-Estar. A partir do diagnóstico...