Crie o seu estilo de vida perfeito

É muito comum as pessoas esperarem pela aposentadoria para poder começar a viver a vida como sempre sonharam, ou ainda mais comum ficar à espera do momento ideal e acreditar que as circunstancias não são as melhores e que os fatores externos são responsáveis pelo formato de vida atual. E tudo parece repetitivo e sem graça.

Chega de esperar, este artigo foi escrito para ajudá-lo a criar o seu estilo de vida ideal.

Então comece por perguntar a si mesmo:
– O que teria que acontecer para poder viver a vida que quer viver AGORA! Ou num prazo de um ano?
Veja se é absolutamente impossível?
Provavelmente não é!
Por isso vá fundo na questão e agarre esse desafio com coragem e determinação, se for o que você realmente quer.

Para ajudá-lo na definição do seu estilo de vida ideal, utilize as perguntas de orientação e acrescente também suas próprias perguntas.

Separe papel e caneta, use a sua imaginação, visualize o ideal para cada uma das áreas da Vida sugeridas e vá anotando. Você pode voltar atrás e completar ou modificar quantas vezes forem necessárias até estar perfeita.

Para que o exercício flua com maior facilidade esqueça por agora qualquer tipo de problema financeiro. Elimine essa preocupação, trataremos dela mais tarde, e comece a sonhar! (Agora Sonhe!)

1- Saúde e Cuidados Pessoais:
Quantas horas de exercício físico por semana? Quantas sessões de massagem? Quanto quer beber de água por dia? Corpo ideal? Programa de treino? Dieta? Caminhadas? Tempo para relaxamento/ ar livre? Horas de sono? Cuidados com a aparência? Estilo pessoal?

2- Ambiente Físico:
Onde gostaria de morar geograficamente? Casa ou apartamento? Praia, campo, no meio da cidade? Como seria o seu quarto, sua sala? Pessoas trabalhando pela casa? Reformas em casa? Mudanças em casa? Qual carro na garagem?

3- Romance
Você espera um compromisso para a vida ou um compromisso por agora? Que tipo de compromisso quer assumir? Quais são os limites e principais características?

4- Amigos e família
Quantos amigos quer ter presente em sua vida? Quais são os principais interesses dos seus amigos? Com que frequência encontra-se com eles? São criativos? Carinhosos e abertos? Ocupados e sérios? Como será o seu relacionamento com a sua mãe? E com o seu pai? Com os outros parentes? (Não deixe que o seu passado o bloqueie aqui, imagine os relacionamentos ideais)

5- Carreira (para esse exercício, imagine que você não precisa de uma carreira e que dinheiro não é nem um problema nem um impedimento. Simplesmente imagine que tem montes de dinheiro, ok?)

Então,
no seu mundo perfeito qual é o trabalho que mais gostaria de fazer? O que você poderia criar ou fazer? Que tipo de serviços gostaria de oferecer? O que você gostou dentro dos trabalhos que já fez que não poderia faltar no seu trabalho ideal? No que é que você acredita que teria um desempenho fantástico? Com que tipo de pessoas você gostaria de trabalhar? Trabalharia durante quantas horas por dia? Trabalharia em casa ou num super escritório?

6-Lazer e divertimento
Com o que você se diverte no seu estilo de vida ideal? Hobbies? Pintura? Eventos culturais? Viagens? Para onde? Com que frequência? Quando você sai com amigos e com família, o que fazem juntos?

7-Propósito
Quem mais poderia se beneficiar com a sua Vida perfeita e organizada? Familiares? Comunidade? Crianças carentes? Política? Planeta? Com o que você realmente acredita que poderia contribuir? O que mais ama? O que detesta? Com o que mais você poderia contribuir? Tempo? Dinheiro? Trabalho voluntário? O que você gostaria de deixar para trás no final da sua vida?

Só depois de definir como será o seu estilo de Vida ideal é que começaremos a desenhar um plano para lá chegar.
Se você não sabe para onde vai, provavelmente não chegará a lugar nenhum!
É muito importante conseguir imaginar exatamente o que você quer, é o primeiro passo.

Quando tiver as respostas e tudo passar a ficar mais claro:
– escolha uma área para começar
– defina dez passos que devem ser dados dentro desta área
– escolha dois para serem cumpridos já esta semana

Para dúvidas e orientações personalizadas contate: cris_carvalho@clix.pt

Veja todos os artigos de

Outros artigos

Entrevista com Marco Antonio Chimento

Marco Antonio Chimento, qual é sua formação? Sou Psicólogo clínico, pós graduado em Psicossomática e Psicoterapia de Casal e Família; com Especialização em Terapia Corporal e Sexualidade Humana; leciono em...

O Valor do Diploma

Pierre Bordieu, grande sociólogo francês que viveu no século XX – nasceu em 1930, e falesceu em 2002, afirmava que a escola é o lugar mais importante na medida em...

1º passo: exercício de desidentificação do ego

Instruções sugeridas: toda manhã e toda noite, durante 21 dias, você deve repetir essas afirmações três vezes em voz alta, até que penetrem totalmente na sua mente consciente e subconsciente....

Depressão – Aula

Faça o download da aula aqui

...

A PNL e Administração do Tempo

Os diversos esquemas de administração do tempo parecem ser do conhecimento da maioria das pessoas. Entretanto, existem pessoas que não os utilizam ou, simplesmente, não conseguem utilizá-los. Isto ocorre porque...

Quando eu devo levar a criança para exame ocular?

Não há idade fixa para ir ao oftalmologista! Recém-nascidos que apresentem fotofobia, olhos vermelhos ou com secreção, pupila branca, lacrimejamento constante, estrabismo ou olhos esbranquiçados devem ser levados de imediato....