Dicas para elaborar um currículo

O currículo continua sendo um meio indispensável dentro do processo seletivo das organizações. É o primeiro contato do candidato com o selecionador, portanto a sua primeira impressão, tendo como objetivo a possibilidade de entrevistas.
Para muitos, parece tarefa árdua reduzir anos de experiências e conhecimentos em uma ou duas páginas. Mas isso faz-se necessário, tendo em vista que a objetividade é a palavra chave do processo de recrutamento de candidatos.
Um currículo mal elaborado, faz com que o selecionador muitas vezes perca o interesse pelo candidato e arquive o currículo ou, até mesmo, se desfaça deste. Sendo assim, um bom currículo deve:
– Apresentar sucintamente um resumo sobre sua experiência profissional, incluindo os resultados obtidos;
– Estar periodicamente atualizado e corretamente escrito;
– Enfatizar os pontos fortes e dá menos ênfase aos pontos fracos;
– Apresentar frases curtas e resumir-se em uma ou no máximo três páginas para profissionais muito experientes.
Seguem algumas sugestões para você deixar seu currículo eficiente e competitivo.

· CURRÍCULO COMPLETO
– A ordem em que as informações são apresentadas pode influenciar na avaliação do currículo, sendo interessante, portanto que os aspectos mais relevantes do seu perfil sejam indicados no início do texto. A ordem descrita a seguir, é a mais recomendada para a apresentação dos seus dados.

· OBJETIVO
– Neste item deve-se mencionar a área e o cargo almejado e deve ser condizente com sua formação acadêmica ou experiência profissional. Procure evitar denominações muito amplas que não explicitem seu real interesse ou que está qualificado para atuar.

· FORMAÇÃO ACADÊMICA
– Cite o curso, nome da instituição em que o realizou e ano de conclusão do mesmo. Se você já é graduado, não é necessário colocar informações referentes ao nível médio, pois subtende-se que você já cursou o mesmo.

· EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
– Indique o nome da empresa em destaque (letra maiúscula e negrito), cite o cargo exercido e suas atribuições de maneira bem objetiva e as datas de entrada e saída de cada empresa.
– Nas atribuições mencione suas principais qualificações, adquiridas ao longo da vivência profissional, destacando pontos fortes que estejam relacionados a área ou cargo do seu interesse.
– Descreva resultados que possam ser medidos com objetividade; mencione números e porcentagens que comprovem os resultados alcançados, pois ao citá-los, você destacará que, além das atividades relacionadas a sua função, você contribuiu para o crescimento da organização.
– Evite o uso de texto corrido, substituindo-o sempre que possível por itens destacados por marcadores, facilitando a leitura e permitindo o destaque ao que realmente interessa. É também correto iniciar as frases da descrição das atividades com verbos de ação no presente e na forma impessoal. Ex:. Coordenação…, Elaboração de…, Responsável por…, Implementação de…

· CURSOS
– Citar os cursos realizados relacionados a área de interesse, mencionando cursos e nomes das instituições em que os realizou.
– Não se faz necessário mencionar datas e carga horário neste item.

· REGRINHAS BÁSICAS
– Entregue um currículo sóbrio em tons discretos;
– Não ponha documentação no currículo (RG, CPF, etc.)
– Não é necessário colocar referências pessoais;
– Não é necessário assinar o currículo;
– Evite tirar xerox
– Redija as informações com clareza.

Se desejar uma avaliação do seu currículo, enviar o mesmo para o email: lise_aguiar@hotmail.com

Veja todos os artigos de

Outros artigos

Depressão

Muitas pessoas confundem depressão com uma tristeza profunda , e não dão o devido valor a essa patologia que hoje vem se tornando uma das mais freqüentes em nosso meio...

Você está seguindo seu coração?

Você já pensou sobre quais são os seus sonhos de vida? As pessoas vivem atualmente uma vida de “correria”. Muitas são as preocupações sobre contas a pagar e a receber,...

O uso de novas técnicas na odontopediatria

Prezado leitor Nossa pagina tem a intenção de trazer até você informações variadas sobre odontologia de uma forma simples e de fácil entendimento para as pessoas leigas no assunto. Então...

Ninguém resiste a mudar o que é melhor para si

O que você faria se cumprisse a tarefa de correr, correr e correr até ficar a dois metros da linha de chegada e deparar-se com uma muralha de concreto colocada...

Quando eu devo levar a criança para exame ocular?

Não há idade fixa para ir ao oftalmologista! Recém-nascidos que apresentem fotofobia, olhos vermelhos ou com secreção, pupila branca, lacrimejamento constante, estrabismo ou olhos esbranquiçados devem ser levados de imediato....

A PNL e Administração do Tempo

Os diversos esquemas de administração do tempo parecem ser do conhecimento da maioria das pessoas. Entretanto, existem pessoas que não os utilizam ou, simplesmente, não conseguem utilizá-los. Isto ocorre porque...