O desenvolvimento motor no primeiro ano de vida

Do 1 ao 3 mês
– para de chorar quando alguém a acolhe;
– comunica suas necessidades através do choro;
– segue objetos com os olhos;
– brinca com as mãos;
– sacode o chocalho involuntariamente;
– sorri em resposta a outro sorriso;
– seu campo visual dificilmente ultrapassa 30 a 40 cm (como a distância do seio materno até o olhar da mãe).

Do 4 ao 6 mês
– aproxima-se dos objetos apalpando-os;
– ri, têm permanência do objeto (esconde-cadê?-achou!!!);
– rola;
– começa a orientar-se no epaço;
– balbucia;
– pode iniciar com alimentos pastosos, sólidos e líquidos que não mais somente o leite materno.

Do 7 ao 9 mês
– joga os objetos e os procura caídos no chão;
– simboliza quem gosta ou quer e quem não gosta ou não quer através do choro ou sorriso;
– emite sons e começa a demonstrar compreensão das palavras;
– senta sem apoio e têm início do engatinhar;
– pode emitir sílabas.

Do 10 ao 12 mês
– come de tudo, palavras com mais de uma sílaba podem ser ouvidas;
– se puxa para ficar de pé nos móveis, troca passos na lateral e pode arriscar se soltar para ir de uma pessoa a outra.

 

Desenvolvimento emocional do a ao 12 mês.

Existem vários autores que dissertam sobre este assunto porém vou dar especial atenção a Piaget e Wallon nos quais me baseei para escrever este artigo.

Wallon
Afirma que é ä partir do ato que o homem estrutura o seu pensamento. Valoriza a emoção e trás ela como responsável pelo desenvolvimento social e motor da criança.

Fase Impulsiva – recém nascido – dependência total da relação com o meio, seus movimentos são desencadeados pelas sensações de prazer e desprazer.
Fase tônico-emocional – 6 aos 12 meses – o movimento já esboça um significado, têm uma ligação forte com a mãe ou com a figura mais próxima, a emoção desencadeia a função, se orienta para o mundo externo, surge o andar e com ele a descoberta de que é capaz de se locomover para onde quer, sabe agora a diferencia dele e do outro.

Piaget
Dá muita importância para o movimento na formação da inteligência. A inteligência, por sua vez, é o que permite a qualquer organismo lidar efetivamente com o seu meio ambiente. O movimento é que faz a relação funcional entre corpo e mente. Divide o desenvolvimento emfases onde cada uma é uma conseqüência da anterior e uma preparação para a fase seguinte.

Fase sensório-motora – vai dos 0 aos 24 meses – sua inteligência nesta fase é construída através de experiências sensoriais (o toque , o diálogo, o brincar, o banho, a troca das fraldas, a amamentação ou a mamadeira, etc) e delas irá estabelecer sua ligação com o meio-ambiente. No início não diferencia o seu corpo do corpo do outro, mas aos poucos vai tendo calma e tranqüilamente esta noção que lhe é passada através dos familiares e amigos. Percebe que se o objeto sai do seu campo de visão ele o irá encontrar de acordo com a curiosidade despertada pelo mesmo e daí terá a noção da causa e efeito.Ao final desta fase a criança será capaz de simbolizar suas experiências através das brincadeiras, chamamos a isso de “jogo simbólico”, ou seja, a menina que irá brincar de dar comidinha para a boneca ou o menino que se arruma para ir trabalhar.

Veja todos os artigos de

Outros artigos

A Manipulação de medicamentos

A prescrição e uso das fórmulas magistrais ( medicamentos manipulados ) estão sendo cada vez mais comuns. Isto se deve principalmente ao preço dos medicamentos manipulados que na maior parte...

Neuroendocrinologia

A neuroendocrinologia limitava tradicionalmente seu campo de atuação ao estudo das relações entre o sistema nervoso central ( SNC) e o sistema endócrino.Sua atenção, atualmente, expande-se para o entendimento...

Crie o seu estilo de vida perfeito

É muito comum as pessoas esperarem pela aposentadoria para poder começar a viver a vida como sempre sonharam, ou ainda mais comum ficar à espera do momento ideal e acreditar...

Seu corpo, seu mundo

No caminho do ser humano, desde a condição fetal, ele adquire formas que mudam continuamente da concepção ao nascimento, passando pela formação da célula até a formação mamífera e humana....

O que é Terapia Bio-Cranial?

É com raro orgulho que assinamos essa apresentação, pois pessoalmente, a longo tempo temos observado os resultados clínicos altamente positivos da abordagem crânio-sacral e consideramos a Terapia, hoje chamada de...

Por que algumas pessoas têm facilidade em falar inglês?

Por que algumas pessoas têm facilidade em falar inglês enquanto que outras, por mais que se esforcem, encontram muitas dificuldades? Essa é uma das muitas perguntas que me fez pensar...