Por que algumas pessoas têm facilidade em falar inglês enquanto que outras, por mais que se esforcem, encontram muitas dificuldades? Essa é uma das muitas perguntas que me fez pensar e buscar uma resposta para explicar aos próprios alunos que se viam na situação de que tinham dificuldades.
Uma característica que observei entre esses alunos é que, os que tiveram algum contato quando crianças com pessoas que falavam outro idioma, ou ouviram músicas, desenhos em outras línguas, criaram uma área em seu cérebro que quando mais velhos, eles têm mais facilidade com outro idioma.
Isso ocorre porque o nosso cérebro assimila muitas informações quando somos crianças. É como se tivéssemos uma esponja dentro de nós que absorvesse todas as informações ao nosso redor. O cérebro processa tais informações e os armazena em sua parte inconsciente.
Logo, quando as pessoas aprendem um idioma, e aqui me refiro ao inglês, e elas tiveram a oportunidade de preencher sua esponja com sons diferentes, elas têm mais facilidades no aprendizado do idioma. Isso acontece porque no momento desse aprendizado, o inconsciente ajuda na assimilação da informação e na reprodução do som. Daí a facilidade de se falar o idioma.