O currículo continua sendo um meio indispensável dentro do processo seletivo das organizações. É o primeiro contato do candidato com o selecionador, portanto a sua primeira impressão, tendo como objetivo a possibilidade de entrevistas.
Para muitos, parece tarefa árdua reduzir anos de experiências e conhecimentos em uma ou duas páginas. Mas isso faz-se necessário, tendo em vista que a objetividade é a palavra chave do processo de recrutamento de candidatos.
Um currículo mal elaborado, faz com que o selecionador muitas vezes perca o interesse pelo candidato e arquive o currículo ou, até mesmo, se desfaça deste. Sendo assim, um bom currículo deve:
– Apresentar sucintamente um resumo sobre sua experiência profissional, incluindo os resultados obtidos;
– Estar periodicamente atualizado e corretamente escrito;
– Enfatizar os pontos fortes e dá menos ênfase aos pontos fracos;
– Apresentar frases curtas e resumir-se em uma ou no máximo três páginas para profissionais muito experientes.
Seguem algumas sugestões para você deixar seu currículo eficiente e competitivo.
· CURRÍCULO COMPLETO
– A ordem em que as informações são apresentadas pode influenciar na avaliação do currículo, sendo interessante, portanto que os aspectos mais relevantes do seu perfil sejam indicados no início do texto. A ordem descrita a seguir, é a mais recomendada para a apresentação dos seus dados.
· OBJETIVO
– Neste item deve-se mencionar a área e o cargo almejado e deve ser condizente com sua formação acadêmica ou experiência profissional. Procure evitar denominações muito amplas que não explicitem seu real interesse ou que está qualificado para atuar.
· FORMAÇÃO ACADÊMICA
– Cite o curso, nome da instituição em que o realizou e ano de conclusão do mesmo. Se você já é graduado, não é necessário colocar informações referentes ao nível médio, pois subtende-se que você já cursou o mesmo.
· EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
– Indique o nome da empresa em destaque (letra maiúscula e negrito), cite o cargo exercido e suas atribuições de maneira bem objetiva e as datas de entrada e saída de cada empresa.
– Nas atribuições mencione suas principais qualificações, adquiridas ao longo da vivência profissional, destacando pontos fortes que estejam relacionados a área ou cargo do seu interesse.
– Descreva resultados que possam ser medidos com objetividade; mencione números e porcentagens que comprovem os resultados alcançados, pois ao citá-los, você destacará que, além das atividades relacionadas a sua função, você contribuiu para o crescimento da organização.
– Evite o uso de texto corrido, substituindo-o sempre que possível por itens destacados por marcadores, facilitando a leitura e permitindo o destaque ao que realmente interessa. É também correto iniciar as frases da descrição das atividades com verbos de ação no presente e na forma impessoal. Ex:. Coordenação…, Elaboração de…, Responsável por…, Implementação de…
· CURSOS
– Citar os cursos realizados relacionados a área de interesse, mencionando cursos e nomes das instituições em que os realizou.
– Não se faz necessário mencionar datas e carga horário neste item.
· REGRINHAS BÁSICAS
– Entregue um currículo sóbrio em tons discretos;
– Não ponha documentação no currículo (RG, CPF, etc.)
– Não é necessário colocar referências pessoais;
– Não é necessário assinar o currículo;
– Evite tirar xerox
– Redija as informações com clareza.
Se desejar uma avaliação do seu currículo, enviar o mesmo para o email: lise_aguiar@hotmail.com