Educação e Neurolingüística

Professor José Zaib, em entrevista concedida à Revista Educação Hoje

REVISTA EDUCAÇÃO HOJE – Quem é José Zaib?

A Formação:
Psicólogo, Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Universidade Gama Filho desde 1983, com Pós-Graduação em Desempenho Escolar.
Coach, Hipnoterapeuta Ericksoniano, Master e Trainer com Certificação Internacional em Programação Neurolingüística.
Certificado internacionalmente nos estudos, práticas e avaliações com as seguintes autoridades em PNL: Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha), Tom Best, John Overdurf, Michel Grinder, Arline Davis (EUA) e Jairo Mancilha (Brasil) . Mantém-se atualizado nos conhecimentos evolutivos de PNL e Coaching com o trainer e coach Suíço Jurgen Trautner.

A Profissão:
Empreendedor na área de Educação: Ensino Básico, Educação Técnico-Profissional, Ensino Superior, Treinamentos, Capacitações e Aperfeiçoamentos Profissionais, Especializações Lato Sensu
Diretor do Colégio Dom Óton Mota – RJ
Diretor do Centro Educacional Cinco de Julho – Itaguaí – RJ
Diretor da Brasildata Educacional
Reitor da Faculdade Machado de Assis
Diretor do INeP

REVISTA EDUCAÇÃO HOJE – O que é a PNL – Programação Neurolingüística?
José Zaib – Compreende-se que a PNL é o estudo da estruturação da experiência subjetiva, ou seja, de como o cérebro, a mente e o corpo funcionam se integram sistemicamente; de como são gerados os estados emocionais, sentimentos e comportamentos.

A PNL é um conjunto de conhecimentos elaborado a partir da percepção, observação, interpretação e sistematização de linguagem e comportamentos verbais e não-verbais que levam à resultados de excelência.

E isto aconteceu no início da década de 70, por dois norte-americanos, John Grinder e Richad Bandler, que estudaram os comportamentos e linguagens de proeminentes terapeutas nas áreas de Gestalterapia, Terapia Familiar e Hipnose e perceberam que existia um padrão de estruturação nestes procedimentos que levavam seus pacientes a excelentes resultados em suas terapias.

Os dois precursores da PNL verificaram que era possível “imitar”, modelar aqueles comportamentos eficazes e também obterem resultados excelentes. E deram a este processo o nome de modelagem.

Depreenderam que nas situações de vida pessoal e social era possível aplicar estes princípios de modelagem e, assim, obter resultados satisfatórios. Daí desenvolveu-se a PNL que é hoje uma ferramenta poderosa para a transformação, transmutação pessoal, relacionamentos e comunicação.

REVISTA EDUCAÇÃO HOJE – Como a PNL funciona?
José Zaib – Acredita-se que na medida em que conheçamos melhor as condições de geração de estados internos positivos, o gerenciamento das nossas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos, possamos interagir melhor, internamente e com as outras pessoas, através de relacionamentos mais qualitativos e comunicação mais congruente.

REVISTA EDUCAÇÃO HOJE – E, de que maneira, a PNL se aplica à Educação?
José Zaib – Esta pergunta é poderosa!
Vejamos.
Existem dois conceitos etimológicos para a palavra Educação segundo Thereza Penna Firme e Juan Antonio Tijiboy:
– Educere – tirar de dentro, promover, motivar, fortalecer.
Relação de participação, colaboração, comprometimento.
O educando é um sujeito
– Educare – Cuidar, alimentar, amamentar
Relação paternalista, dependência
O educando é um objeto
Educar é relacionamento, comunicação.

Desde o princípio da humanidade o processo de ensino-aprendizagem, de troca de informações, tem sido realizado de pessoa para pessoa, mestre-discípulo, professor-aluno, aluno-professor… Com as moderníssimas tecnologias áudio-visuais e digitais, uma série de modelos, métodos, sistemas e processos, têm tornado a comunicação mais poderosa e eficaz.

Entretanto, nesta transmissão, existe o fator humano, com suas idiossincrasias, vicissitudes, singularidades e as experiências subjetivas.
Cada pessoa é possuidora de seus mapas do mundo, suas crenças, convicções e valores.

Depreende-se daí a complexidade e importância do processo educativo e da compreensão mais profunda da essência humana.
Educar é, portanto, um ato de relacionar-se de comunicar-se.
Por trás de todo processo, método e sistema, encontra-se uma pessoa!
Precisamos de pessoas para que haja relacionamentos, comunicação, ensino e aprendizagem.

Pessoas=Gente!
Gente=Relacionamentos!
Relacionamentos=Comunicação!

E é aí que a PNL se insere, tornando este processo de relacionamento, comunicação e interação entre as pessoas mais qualitativo, a partir do pressuposto de que as pessoas conhecendo-se melhor e aos outros, será possível uma comunidade de educação desenvolvendo-se em espiral evolutiva.

REVISTA EDUCAÇÃO HOJE – O que o Sr. está fazendo para que a PNL se aproxime da Educação?

A nossa participação, consiste em dar continuidade aos belíssimos e importantes trabalhos e pesquisas já realizadas nesta área por renomados pesquisadores e profissionais de PNL e Educação em todo o mundo.

Assim, idealizamos o INEP e a UPNL (Universidade Corporativa de PNL do Brasil) para que possamos contribuir para a convergência de profissionais e instituições de Educação e Neurolingüística e sinergizá-las, buscando, sempre, resultados para a melhor qualidade de vida e desenvolvimento das potencialidades humanas.

REVISTA EDUCAÇÃO HOJE – Quais os projetos do INeP?
Os projetos do INeP resultarão da realização da sua missão:
Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e profissionais que fazem acontecer a Educação em nosso país, utilizando-se das poderosas ferramentas da Neurolingüística, Neurolinguagem, Neurociências e Psicologia. Convergir e sinergizar pessoas e instituições.

Desenvolver cursos de formação, capacitação, treinamento, aperfeiçoamento humano e profissional.

O INeP, com o apoio de diversas instituições nacionais e internacionais, estará promovendo dois grandes Congressos de Educação e Neurolingüística nos meses de agosto e setembro. Estes Congessos constituir-se-ão em excelentes oportunidades para que os profissionais de Educação conheçam um pouco mais dos recursos, ferramentas e técnicas da PNL.

REVISTA EDUCAÇÃO HOJE – Uma mensagem final?
Não é uma mensagem final: É uma mensagem de início!
Parafraseando Frei Beto, digo que não estamos vivendo apenas uma mudança de época e sim uma época de mudanças.

E, o nosso maior bem, o nosso maior patrimônio são pessoas, que estão em permanente processo de mudança.
Assim, o INeP tem a honra e a alegria de iniciar um movimento de parcerias, convergências, sinergias entre a Educação e a PNL, influenciando e por elas sendo influenciado positivamente, contribuíndo para o desenvolvimento, evolução e transcendência da pessoa humana.

 

Veja todos os artigos de

Outros artigos

O Valor do Diploma

Pierre Bordieu, grande sociólogo francês que viveu no século XX – nasceu em 1930, e falesceu em 2002, afirmava que a escola é o lugar mais importante na medida em...

O que é o Life Quality? (Personal Trainer)

O Life Quality consiste em um tratamento realizado por um Personal Trainer especializado em Qualidade de Vida, que visa alcançar o equilíbrio físico promovendo o Bem-Estar. A partir do diagnóstico...

O uso de novas técnicas na odontopediatria

Prezado leitor Nossa pagina tem a intenção de trazer até você informações variadas sobre odontologia de uma forma simples e de fácil entendimento para as pessoas leigas no assunto. Então...

Mensagem subliminar

As possibilidades de sucesso ou fracasso de tratamentos odontológicos, não estão relacionadas somente ao campo racional. Parece obvio que apenas ser um ótimo profissional não qualifica um ótimo tratamento. Por...

Pensando com a PNL

Uma habilidade exclusivamente humana, o pensamento, existe em um nível muito profundo de nossa neurologia. Ensinar as pessoas a pensarem mais e melhor, é talvez, o grande objetivo da Programação...

Avaliação do perfil psicológico infantil em diversas situações na clínica odontopediátrica

Introdução e Revisão da Literatura A manifestação do medo é um fato que ocorre freqüentemente nos consultórios odontopediátricos, tornando o trabalho do profissional mais difícil, limitando ou impossibilitando-o. Diante desta...

plugins premium WordPress