Você é insubstituível na arte de ser feliz

Se pararmos para refletir se vale a pena viver,  chegaremos a um denominador comum:

“o desejo de realização e felicidade está dentro de nós e pulsa a cada milésimo de segundo”.

Se perguntarmos à qualquer pessoa, independente de raça, nacionalidade, idade ou sexo, o que ela mais deseja…a maioria com certeza vai responder: quero ser feliz!  isso é inerente ao ser humano…que busca em todas suas ações, seja nos erros ou acertos, a “felicidade”.

Existem ou existiram pessoas que, por não conseguirem uma realização pessoal, ou seja, uma escala de equilíbrio de bem estar e auto-gestão, buscaram ou tentam a morte pelo  suicídio. Será  que querem mesmo morrer ou é porque não conseguem ser felizes?

Seria, a busca da felicidade uma utopia ou ameaça à lucidez?
Nelson Mandela, fala no texto abaixo, sobre o medo de ser feliz:

“ Nosso medo mais profundo,
É o de sermos poderosos além da medida.
É a nossa luz, não nossa escuridão, o que mais nos assusta.
Nós nos perguntamos, “Quem sou eu para ser brilhante,
interessante, talentoso e fabuloso?”.
Na realidade, quem é você para não ser?
Nosso medo mais profundo não é o de ser inadequado;
Você é um filho de Deus.
Representar um pequeno papel, não serve ao mundo.
Não é nada iluminador encolher-se para permitir que outras
pessoas a sua volta não se sintam inseguras.
Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós.
E quando deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente,
damos à outras pessoas permissão para fazerem o mesmo.
Quando nos libertamos dos próprios medos, nossa presença,
automaticamente, liberta os outros.”

Ser feliz, não significa ausência de problemas e sim, a sobriedade para gerenciar situações previsíveis e imprevisíveis com um senso claro de missão… sonhar , planejar e realizar é uma estrada, onde de  tudo se vive um pouco: alegrias, amores, tristezas, desilusões…, pessoas vêm e vão. Algumas ficam mais tempo, deixando saudades ou mesmo,  um  certo alívio quando se vão. Nesses encontros e desencontros, muitos ficam na expectativa de que aparecerá “aquela pessoa especial ” que vai ser o “encaixe” que tanto desejamos para sermos “felizes”.  E nessa busca, esquecemos que o outro também está esperando e buscando a mesma coisa. Quando não deixamos passar desapercebido, nada e ninguém é por acaso.

E no decorrer da vida, vamos acumulando sentimentos e vivências que se transformam e juntos transformamo-nos.

Como vale a pena, quando essas transformações nos fazem mais maduros e felizes!

Para isso, é importante deixar que essas experiências nos moldem a ponto de nos tornarmos mais sensíveis para percebermos, que  já temos todos os “recursos necessários” que precisamos para nos realizarmos e ser felizes, estão dentro de nós e ninguém pode ter acesso à eles, senão nós mesmos.

Se você quer ter uma vida abundante e longa, sabe com quem vai ter que conviver o tempo todo?  com você mesmo! e quem é você?…

Quem sou eu???….como sou??? … e agora, o que fazer?

Por sermos eternos aprendizes dessa escola chamada vida, somos crianças naquilo que não conhecemos, e na maioria das vezes, precisamos de alguém que segure a nossa mão nessa bela e sinuosa estrada existencial.

Então você se pergunta: à quem entregarei o mais intimo do meu ser?
Neste momento, pode entrar em cena a figura do psicoterapeuta,  ao contrário do que muitos pensam não é  para “loucos” e sim, para os que estão “loucos para se encontrarem e serem  adequadamente e saudavelmente felizes”.
Antes mesmo, que as crises existenciais nos surpreendam com depressões e angústias infundadas, precisamos nos abrir para descobrirmos e experimentarmos o “novo” que existe dentro de nós, já programado pra desabrochar diretamente da usina psicodinâmica das emoções, porque os frutos do futuro, estão nessas sementes do presente.

Sendo Indispensável para esse crescimento e saúde emocional, o autoconhecimento é o primeiro passo de um processo sério e necessário para aqueles que desejam reconstruir os pilares de sua existência, tendo como base o respeito e o amor a si mesmo.

Nada é por acaso, quando não deixamos passar desapercebido, especialmente na própria vida. É o olhar para dentro de si mesmo  e mergulhar, é possível que nessa imersão você se depare com algumas coisas que não goste…pare e respire fundo… exercite fé, amor e perseverança… então, continue…avance.
O segundo passo para essa transformação é a auto-aceitação. O sentimento que  temos em relação ao  próprio valor, influencia em todos os aspectos de nossa vida.

Aceitar nossos limites e qualidades,  é liberta-dor!
Uma “boa auto-estima” é fundamental  para o sucesso em todas as áreas da nossa vida:
se conhecer e se aceitar… se valorizando e se amando de verdade, é o segredo do sucesso  para o terceiro passo: a auto-gestão…que fará de você um líder de si mesmo!

Continue, avance… essa é a verdadeira viagem sem fim!
“ Seu mundo muda, quando você muda”,  não importa a situação ou idade.
Saiba que, a felicidade não reside no mundo em que você está, mas no mundo que você é. Mas, com certeza você estará contribuindo para um mundo bem melhor!
E, por mais que alguém te ame, jamais poderá fazer por você, o que só  você  pode  fazer.

Porque, na arte de ser feliz você é insubstituível !

 

(Este artigo é parte de um livro que está sendo
escrito por mim, Eni Peniche – jan/2009)

Veja todos os artigos de

Outros artigos

Afternoon ou Late?

Quando comecei o ensino em língua inglesa, não imaginava o fascínio que essa atitude me traria. Hoje percebo que os muitos anos e livros que estudei nada são, comparados a...

Aposentadoria é o fim da vida?

Freud foi sem dúvida um otimista produtivo, mas pessimista quando declarou que o método psicanalítico se aplicava às pessoas de até quarenta e cinco anos de idade, visto que a...

Insuficiência Arterial Periférica

A insuficiência arterial periférica é o resultado da diminuição do fluxo sangüíneo arterial para os membros podendo manifestar-se através de síndromes isquêmicas agudas ou crônicas. A aterosclerose obliterante é de...

Crie o seu estilo de vida perfeito

É muito comum as pessoas esperarem pela aposentadoria para poder começar a viver a vida como sempre sonharam, ou ainda mais comum ficar à espera do momento ideal e acreditar...

O mau hálito tem solução

Em entrevista concedida ao Dental Tribune, o Dr.Harold Katz informa que: O mau hálito pode ser conhecido pelos nomes de halitose, boca seca, gosto de azedo, bafo de onça etc….,...

Imagem mental

Você já deve ter escutado a expressão: “o ser humano não usa nem 10% de seu cérebro”. Ainda hoje alguns desavisados falam sobre, como se isso fosse verdade. Nós usamos...