Seu corpo, seu mundo

No caminho do ser humano, desde a condição fetal, ele adquire formas que mudam continuamente da concepção ao nascimento, passando pela formação da célula até a formação mamífera e humana.

Após o nascimento esse processo se reproduz na relação com o meio ambiente. Durante o primeiro ano a criança aprende a sair gradativamente de uma posição horizontal, posição esta de dependência, para uma posição vertical. E, à medida que cresce assume o seu próprio caminho ao invés de ser conduzida.

A árvore enraíza-se na terra e pode crescer forte e segura ou frágil e aniquilada. Isto vai depender do solo que a acolhe e do clima da região. O mesmo acontece ao ser que se enraíza num solo pobre e duro ou num solo fértil e nutritivo.

Somos plantados no mundo – de um lado as raízes que nos fixam e do outro galhos e folhas – relações sociais que nos ligam a esse mesmo mundo.
Para nascer precisamos corporificar. O espírito precisa de um corpo.
E o corpo expressa, em sua forma, a elegância ou deselegância, a expressividade ou não, a contenção ou soltura.

Também podemos ser desenraizados diante de uma tempestade emocional, da mesma forma que os vendavais arrancam as árvores.

Estruturalmente vida, corpo e natureza se fundem.
Stanley Keleman nos ensina que nos formamos e reformamos o tempo todo. E isto não ocorre somente no corpo, mas também na mente e na psique. Ou seja, esse processo formativo acontece em cada atitude, em cada decisão, em cada pensamento. E quando não gostamos do resultado podemos estabelecer uma nova formação, ou uma reforma.

Nesse processo formativo a atitude envolve a mente e os aspectos celulares, musculares e emocionais.

Crenças extremamente rígidas produzem atitudes rígidas e corpo rígido. É um corpo que não pode se sentir livre é um corpo que não se move livremente. São sentimentos contidos, aprisionados, acorrentados como o corpo.

Se a capacidade de auto-expressão do indivíduo estiver severamente limitada, possivelmente ele deve ter desenvolvido atitudes defensivas ou atitudes que restringiram a expansão da sua excitação. Isto o faz se comportar como um ser conservador, desconfiado e precavido, se apoiando em condutas conhecidas e seguras.

Quando ele passa a confiar no mundo que o cerca, quando ele consegue desmanchar os componentes neuromusculares e emocionais que o limitaram, ele desenvolve atitudes que expandem os seus limites. E aí ele corre para esse mundo, com os braços erguidos, o peito e o coração abertos, acreditando neste acolhimento, que na realidade foi reconstruído dentro dele.
Não podemos nos esquecer desta grande benção que nos foi dada: “somos a única raça que tem o poder de estudar a si mesma”.

Veja todos os artigos de

Outros artigos

Você sabe o que é a gordura “TRANS”?

Ouvimos muito falar nas gorduras, que por muitos anos foram acusadas de serem inimigas de nossa saúde. Entretanto elas têm sua utilidade como fornecer energia aos músculos e manter a...

Neuroendocrinologia

A neuroendocrinologia limitava tradicionalmente seu campo de atuação ao estudo das relações entre o sistema nervoso central ( SNC) e o sistema endócrino.Sua atenção, atualmente, expande-se para o entendimento...

Bases cognitivas na construção de nossas realidades

Todo conhecimento é obtido por meio da experiência sensorial que chegam ao sistema nervoso central na forma de estímulos sensoriais provenientes dos nossos cinco órgãos dos sentidos (visão, audição, tato,...

Curiosidades do mundo

1) Cientistas de Glasgow estão desenvolvendo 3-D. Esta tecnologia permitira obter imagens tridimensionais detalhadas da dentição dos pacientes enquanto eles aguardam a consulta. Com esta tecnologia o profissional detectara sinais...

A atuação da fisioterapia na Doença de Alzheimer

Um dos grandes mistérios da ciência que ainda causa muitas repercussões entre os cientistas é o envelhecimento do ser humano, este faz parte do ciclo natural da nossa existência, mas...

O que é Hidroterapia?

A hidroterapia é uma modalidade terapêutica utilizada há muitos anos para tratamento de acidente vascular encefálico (erroneamente chamado de derrame cerebral), fibromialgia, artrose, paralisia cerebral, pós-operatórios ortopédicos, doenças neuromusculares, etc....