Seu corpo, seu mundo

No caminho do ser humano, desde a condição fetal, ele adquire formas que mudam continuamente da concepção ao nascimento, passando pela formação da célula até a formação mamífera e humana.

Após o nascimento esse processo se reproduz na relação com o meio ambiente. Durante o primeiro ano a criança aprende a sair gradativamente de uma posição horizontal, posição esta de dependência, para uma posição vertical. E, à medida que cresce assume o seu próprio caminho ao invés de ser conduzida.

A árvore enraíza-se na terra e pode crescer forte e segura ou frágil e aniquilada. Isto vai depender do solo que a acolhe e do clima da região. O mesmo acontece ao ser que se enraíza num solo pobre e duro ou num solo fértil e nutritivo.

Somos plantados no mundo – de um lado as raízes que nos fixam e do outro galhos e folhas – relações sociais que nos ligam a esse mesmo mundo.
Para nascer precisamos corporificar. O espírito precisa de um corpo.
E o corpo expressa, em sua forma, a elegância ou deselegância, a expressividade ou não, a contenção ou soltura.

Também podemos ser desenraizados diante de uma tempestade emocional, da mesma forma que os vendavais arrancam as árvores.

Estruturalmente vida, corpo e natureza se fundem.
Stanley Keleman nos ensina que nos formamos e reformamos o tempo todo. E isto não ocorre somente no corpo, mas também na mente e na psique. Ou seja, esse processo formativo acontece em cada atitude, em cada decisão, em cada pensamento. E quando não gostamos do resultado podemos estabelecer uma nova formação, ou uma reforma.

Nesse processo formativo a atitude envolve a mente e os aspectos celulares, musculares e emocionais.

Crenças extremamente rígidas produzem atitudes rígidas e corpo rígido. É um corpo que não pode se sentir livre é um corpo que não se move livremente. São sentimentos contidos, aprisionados, acorrentados como o corpo.

Se a capacidade de auto-expressão do indivíduo estiver severamente limitada, possivelmente ele deve ter desenvolvido atitudes defensivas ou atitudes que restringiram a expansão da sua excitação. Isto o faz se comportar como um ser conservador, desconfiado e precavido, se apoiando em condutas conhecidas e seguras.

Quando ele passa a confiar no mundo que o cerca, quando ele consegue desmanchar os componentes neuromusculares e emocionais que o limitaram, ele desenvolve atitudes que expandem os seus limites. E aí ele corre para esse mundo, com os braços erguidos, o peito e o coração abertos, acreditando neste acolhimento, que na realidade foi reconstruído dentro dele.
Não podemos nos esquecer desta grande benção que nos foi dada: “somos a única raça que tem o poder de estudar a si mesma”.

Veja todos os artigos de

Outros artigos

Neuroplasticidade

O cérebro é constituído de 2 hemisférios os quais são unidos por um sistema de milhões de fibras nervosas. Entretanto um hemisfério é constantemente informado sobre o que está acontecendo...

Disfunções Masseterinas em Fibromiálgicas de Caratinga-MG

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de disfunções no músculo masseter em pacientes fibromiálgicas bem como produzir uma evidência científica relevante para futuros trabalhos. Foram incluídas 80...

Avaliação do perfil psicológico infantil em diversas situações na clínica odontopediátrica

Introdução e Revisão da Literatura A manifestação do medo é um fato que ocorre freqüentemente nos consultórios odontopediátricos, tornando o trabalho do profissional mais difícil, limitando ou impossibilitando-o. Diante desta...

Aposentadoria é o fim da vida?

Freud foi sem dúvida um otimista produtivo, mas pessimista quando declarou que o método psicanalítico se aplicava às pessoas de até quarenta e cinco anos de idade, visto que a...

Neuroendocrinologia

  A neuroendocrinologia limitava tradicionalmente seu campo de atuação ao estudo das relações entre o sistema nervoso central ( SNC) e o sistema endócrino.Sua atenção, atualmente, expande-se para o entendimento...

Memória

Vou escrever um pouco que sei sobre memória. Noto que este assunto está muito em voga nos dias de hoje, é um acúmulo de necessidade de saúde com uma ansiedade...