Cérebro e aprendizagem

O segredo da aprendizagem reside em nosso cérebro que armazena todas as nossas experiências de vida; emoções; sensações; enfim tudo o que aprendemos na vida.

Nascemos com mais de 100 bilhões de neurônios e com eles vamos até o fim das nossas vidas. Neurônios são as células que impulsionam a atividade cerebral.
Imagine um computador de alta capacidade de armazenagem sem nada lá dentro.
Para que serve ? Qual a sua utilidade ? Ele será muito útil a partir do momento que colocarmos informações dentro dele para utilizá-las quando necessárias. E também este computador devolverá apenas as informações que receber, sem nada criar.
A qualidade da informação dependerá da qualidade do conteúdo que colocarmos nos programas disponíveis no computador.

Com o cérebro ocorre mais ou menos a mesma coisa, com a vantagem que seu limite de armazenagem é inesgotável e você pode processar a informação através da linguagem além de colocar emoção e criar uma forma de comunicação adequada ao seu estilo de viver, pensar e interpretar a realidade.

Quando nascemos, os mais de 100 bilhões de neurônios estão lá, mas ainda sem informações e aprendizagens armazenadas ou memorizadas. Vamos crescendo, vendo, ouvindo, sentindo a realidade e começam as formações das redes neurais de conhecimentos.

Quando LEMOS a APRENDEMOS algo novo, novas redes neuronais são formadas e assim vamos enriquecendo nosso modelo de mundo, ou seja, teremos um maior estoque de informações para serem processadas e colocadas para o mundo exterior nas diversas formas de comunicação: verbal, escrita, corporal e outras manifestações artísticas.

Assim como é bom fazer exercícios físicos para manter a forma, manter o peso, manter um estado geral de saúde, o cérebro também precisa de exercícios para manter a forma e responder rapidamente quando solicitado.
Imagine você sair correndo sem estar preparado ou sem treinar há muito tempo.
Todos os músculos e articulações irão doer por vários dias até você entrar no ritmo.

O mesmo ocorre com  o  cérebro. Sem uso ele fica preguiçoso e demora para dar uma resposta quando solicitado.

O cérebro adora atividades diferentes porque assim ele forma novas redes neuronais e aumenta o estoque de informações para nos ajudar em todas as decisões.

O segredo da aprendizagem é portanto: ler diversos assuntos, memorizar, aprender algo novo mesmo que seja simples, fazer exercícios físicos, treinar uma  nova forma de abordar uma pessoa,  treinar no computador, desenvolver um texto simples para treinar a escrever, ouvir músicas e memorizar a letra, treinar cálculos, etc, etc, etc.

Todas estas ações ampliarão a sua rede neuronal porque cada neurônio comunica-se com outros milhares de neurônios ao mesmo tempo.
Portando LER E APRENDER FAZEM BEM PARA O CÉREBRO ASSIM COMO FAZER ATIVIDADES FÍSICAS FAZEM BEM PARA O CORPO.

Veja todos os artigos de

Outros artigos

Dicas para elaborar um currículo

O currículo continua sendo um meio indispensável dentro do processo seletivo das organizações. É o primeiro contato do candidato com o selecionador, portanto a sua primeira impressão, tendo como objetivo...

Psicanálise e Neurociência

Freud começou sua vida profissional como neurologista. Fez pesquisas neuroanatomicas, e escreveu três monografias sobre paralisia cerebral infantil. No inicio de sua carreira, atendeu pacientes, como neurologista. No tempo de...

Bases cognitivas na construção de nossas realidades

Todo conhecimento é obtido por meio da experiência sensorial que chegam ao sistema nervoso central na forma de estímulos sensoriais provenientes dos nossos cinco órgãos dos sentidos (visão, audição, tato,...

A atuação da fisioterapia na Doença de Alzheimer

Um dos grandes mistérios da ciência que ainda causa muitas repercussões entre os cientistas é o envelhecimento do ser humano, este faz parte do ciclo natural da nossa existência, mas...

Acidente vascular celebral

O acidente vascular cerebral ( AVC), também conhecido popularmente como derrame, é caracterizado por um súbito aparecimento de deficiências neurológicas, decorrentes da perturbação do suprimento sangüíneo para uma região do...

A máquina mais poderosa

Uma quantidade considerável de estudos científicos sobre o cérebro humano estão desvendando os “poderes” desse órgão. A máquina mais complexa que existe é o cérebro. Já é possível entender como...